SABES QUAL A TUA PEGADA DE CARBONO?

A pegada de carbono é uma forma de medirmos o nosso impacto no meio ambiente. No entanto, podemos agir e reduzir a nossa pegada de carbono!

A pegada de carbono mede a quantidade de CO2 que produzes no teu dia-a-dia.
As pegadas dão pistas de onde viemos e para onde vamos. As impressões das pegadas dão-nos informações sobre os animais que as deixam. As pegadas reais oferecem detalhes sobre o tamanho, peso e velocidade, ao passo que as pegadas de carbono medem quanto dióxido de carbono (CO2) nós produzimos no nosso dia-a-dia. Uma ida ao trabalho de carro, um movimento do interruptor de luz ou até uma viagem de avião para surfarmos em Marrocos, tudo isso utiliza combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás. Quando combustíveis fósseis são queimados, são emitidos Gases do Efeito Estufa (GEE), como o CO2, que contribuem para o aquecimento global.

Com a crescente preocupação com o ambiente e o aquecimento global, muitas pessoas começaram a reduzir as suas emissões de carbono aumentando a eficiência energética de suas casas e utilizando menos o automóvel. Com recurso a algumas ferramentas, começaram a calcular as suas pegadas de carbono para estabelecer um marco - como se se pesassem antes de uma dieta. Uma pegada de carbono é simplesmente um valor: geralmente um total mensal ou anual de emissão de CO2 medido em toneladas. Os sites com calculadoras de carbono transformam informações fáceis de fornecer, como a quilometragem anual e o uso mensal de energia, em uma tonelagem de carbono mensurável.

A maioria das pessoas tenta reduzir sua pegada de carbono, mas outras têm como objectivo apagá-la completamente. Quando as pessoas tentam a neutralidade de carbono, elas cortam suas emissões o máximo possível e compensam o restante. Como é possível compensar? As cotas de compensação ou neutralização de carbono (carbon offsets) permitem que pagues para reduzir os gases do efeito estufa global total em vez de fazer reduções radicais por conta própria. Quando compras um certificado de compensação, estás a financiar projectos que reduzem as emissões por meio do reflorestamento, modernizam centrais energéticas e fábricas ou aumentam a eficiência energética de prédios e transportes.

Algumas empresas começaram a incluir pegadas em seus rótulos. Os rótulos de carbono apelam aos consumidores que entendem e calculam as suas pegadas de carbono e desejam apoiar produtos que façam o mesmo. Os rótulos estimam as emissões criadas com produção, embalagem, transporte e descarte de um produto. O conceito é similar às análises do ciclo de vida, o precursor mais intrincado das pegadas de carbono. As análises ou avaliações do ciclo de vida medem todos os impactos ambientais potenciais que um produto pode ter durante sua existência: elas são uma versão mais focada de uma pegada de carbono.
Como podemos reduzir a nossa pegada de carbono?

As pegadas de carbono ajudam as pessoas a promover as mudanças necessárias para combater os problemas ecológicos do planeta. Como as pegadas quantificam um montante de carbono que aumenta ou diminui com base no uso de energia, elas permitem que as pessoas saibam que um novo carro híbrido realmente ajuda a diminuir as emissões.

Eis algumas medidas que podes adoptar para reduzir a tua pegada de carbono:- Deixa o carro em casa! Andando a pé, de bicicleta ou utilizando transportes públicos estarás a contribuir par reduzir aquele que é o peso-pesada da pegada de carbono global: os transportes. Só nos EUA, são responsáveis por 33% das emissões de CO2.
- Preocupa-te com a eficiência energética da tua casa! Quer seja utilizando um frigorífico de classe A, substituindo as lâmpadas por lâmpadas economizadoras ou isolando melhor a nossa casa para evitar perdas de energia, desta forma estarás a contribuir activamente para a redução da tua pegada de carbono. A energia doméstica é responsável por cerca de 23% das emissões de CO2 nos EUA.
- Contribuí para projectos que visam reduzir as emissões de carbono! Desta forma compensarás a tua pegada de carbono apoiando projectos como, por exemplo, a plantação de árvores.

Calcula já a tua pegada de carbono e começa desde já a trabalhar para um melhor meio ambiente!

Adaptado do texto original de Sarah Dowdey